Conseguir um patrocínio para viabilizar um projeto cultural é visto como um grande desafio para os idealizadores. Por isso, é muito importante que empresas saibam quais são os benefícios de ajudar essas iniciativas mediante programas governamentais.
Em primeiro lugar, a empresa, ao auxiliar financeiramente algum dos projetos disponíveis nos editais, a empresa passa a fortalecer a imagem corporativa. Isso se deve ao fato de o investimento poder servir como uma estratégia, que por sua vez visa valorizar o posicionamento de marca da companhia. Para isso, é preciso buscar produções que possuam alguma afinidade com a área de atuação da empresa.
Uma outra boa dica é investir em projetos próximos, o que significa financiar aqueles idealizados por profissionais da área em que a empresa está localizada. Assim, é possível reafirmar o compromisso com a comunidade local, de modo que contribua não somente para o desenvolvimento cultural mas também para a responsabilidade social.
Confira mais motivos para a sua empresa incentivar um projeto cultural
- Abatimento de impostos: as leis de incentivo cultural contam com diferentes esferas (federal, estadual e municipal), sendo que cada uma delas apresenta um percentual diferente no abatimento de tributos. No caso da Lei Rouanet, é possível deduzir até 4% do Imposto de Renda.
- Aproximação com o público: chamada de naming rights, a ação de marketing de nomear um projeto ou evento é uma ótima alternativa para marcar o nome da empresa junto ao público. Nessa categoria de incentivo, o público consumidor passa a reconhecer facilmente a marca, facilitando a identificação da mesma e sua associação com uma boa experiência.
Confira no blog da Mosaiky mais detalhes sobre leis de incentivo e como uma empresa pode incentivar um projeto cultural. Não apenas uma estratégia para fortalecer a imagem corporativa, como também uma maneira de apoiar as comunidades onde estão inseridas.