Fim de ano: um olhar para o caminho percorrido e para a expectativa pelo novo

O fim do ano sempre traz uma pausa, um respiro em meio à correria do dia a dia, um tempo para olhar para trás e reconhecer o caminho que atravessamos. É o momento de refletir sobre as vitórias, os desafios e aprendizados que moldaram quem somos hoje. Cada experiência, grande ou pequena, carrega uma marca, um significado que levamos.

 

Para mim, 2024 foi um ano de primeiras vezes, de crescimento e, principalmente, de muita gratidão. Como profissional, tive a honra de trabalhar com projetos inspiradores que me conectaram ainda mais ao meu propósito de vida: dar visibilidade, voz e espaço às pessoas que muitas vezes ficam à margem, nós PCDs.

 

Na Mosaiky, encontrei mais do que colegas de trabalho, uma equipe que acredita no mesmo sonho, que entende que inclusão é sobre abrir caminhos, mudar olhares, transformar vidas e realidades sociais.

 

Pude contar histórias que mereciam ser contadas, promover projetos que mostraram a força da diversidade e participar de momentos que reafirmaram o poder do que fazemos. Cada entrevista que fiz foi muito especial. Pude aprender, conhecer mais sobre diversos assuntos e ver a beleza de sermos seres humanos.

 

Além das conquistas profissionais, 2024 foi um ano em que me desafiei pessoalmente. Fiz rapel de cadeira de rodas pela primeira vez, enfrentei meus medos e vivi uma emoção indescritível, senti a presença de Deus e a grandiosidade daquele momento.

 

Fui com os amigos a uma balada pela primeira vez. Celebrei minha independência e liberdade, entre tantas outras experiências vividas. São momentos como esses que nos mostram que a vida é feita de passos corajosos e que não há limites para quem se permite tentar.

 

Nem tudo foi fácil. Como todos, enfrentei dias difíceis, dúvidas e medos. Houve momentos em que a caminhada parecia mais dura, mas foi nesses dias que encontrei ainda mais força para seguir em frente.

 

E se tem algo que aprendi neste ano é que “ninguém constrói nada sozinho”. Somos feitos de encontros, de abraços, de palavras de apoio e de pessoas que acreditam em nós.

 

À minha família, amigos, colegas de trabalho e a todos que fazem parte da minha jornada, meu muito obrigada.

 

Ao projetar 2025, carrego comigo a esperança de que será um ano ainda mais transformador. Que possamos derrubar mais barreiras, conquistar mais espaços e continuar a mostrar que inclusão não é um favor, é um direito!

 

Que a sociedade enxergue as pessoas com deficiência pelo que somos: capazes, talentosas e cheias de sonhos para realizar.

 

Que no próximo ano possamos ser ainda mais gentis uns com os outros, mais acolhedores e mais humanos. Que os desafios que possam surgir nos tornem ainda mais fortes e que cada conquista seja celebrada com o coração cheio de gratidão. Que a palavra “impossível” continue sendo apenas um incentivo para irmos além.

 

Aos meus leitores, o meu mais sincero agradecimento por estarem comigo em cada texto, por lerem, comentarem, compartilharem e refletirem comigo ao longo deste ano.

 

Vocês são parte essencial dessa jornada. Espero que possamos continuar juntos em 2025, compartilhando aventuras e descobertas.

 

Sintam-se convidados a sugerir temas, questionar e sonhar comigo – juntos podemos transformar ainda mais!

 

Desejo a todos um fim de ano repleto de paz, amor e momentos inesquecíveis ao lado das pessoas que importam. E que 2025, traga luz, saúde, propósito e a certeza de que cada passo que daremos fará a diferença. Que possamos continuar a sonhar, alutar e, principalmente, a acreditar.

 

Boas festas e um feliz 2025 para todos! Que venha um ano de novas conquistas e infinitas possibilidades.

Mari Chagas

Mari Chagas

Jornalista

━  Compartilhe

Sou colunista da Mosaiky, uma mulher com deficiência que vive há 28 anos com paralisia cerebral. Aprendi a transformar meus desafios em inspiração. Sou influencer digital PCD de Americana, interior de SP.

 

Amo comunicação, estudo jornalismo e tenho uma grande paixão por narrativas autênticas. Produzo conteúdos e publico em jornais, além de ser ativa nas redes sociais e aqui na minha coluna. Adoro arte em todas as suas formas de expressão, dança, leitura e escrita. Aprecio viajar e participar de aventuras radicais. Meu lema de vida é: “viva intensamente!”.

 

Minha determinação é destacar vozes que merecem ser ouvidas, através do meu trabalho que também é meu propósito de vida. Conecte-se comigo no Instagram @mari_chagasoficial ou por e-mail: marichagas@mosaiky.com.br.

Back To Top