VEADO CAMPEIRO – FRANCISCO ROSA

O “veado”, pelo viés sociológico, simboliza, ou representa de forma pejorativa uma minoria da população que, assim como o animal, sofre violência pelo simples fato de existir.  

 

O veado galheiro tem atualmente população reduzida pela difusão do mito no qual ele é culpado pela disseminação da febre aftosa e acabam sendo abatidos por fazendeiros para proteger o gado.  

 

Simbiose é a associação de dois seres vivos na qual ambos os organismos recebem benefícios mútuos, mesmo que em proporções desiguais. Na obra é expresso o desejo pela afetiva simbiose do homem com a natureza, associados para manter o equilíbrio natural e a convivência pacífica e colaborativa entre as diferentes espécies.  

 

Nota: “Simbiose” foi a única obra, na história de inúmeras edições do Zoo Urbano, a ser depredada. A luta contra a homofobia é diária e coletiva. No dia 13 de junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela criminalização da homofobia e da transfobia, com a aplicação da Lei do Racismo (7.716/1989). Marco na luta pela diversidade no Brasil, a decisão deve ser lembrada por todos num plano de construção de uma sociedade mais justo e igualitária.  

 

Todo preconceito é violência. Toda discriminação é causa de sofrimento. 

21kg de arame de alumínio 

87kg de sobras de vergalhão 

Back To Top