INOTÁVEL - FERNANDO BERG

No corpo do lobo foi utilizado lona de caminhão, feito em costura e cola de contato. Material para referir-se aos atropelamentos em rodovias, como citado antes, devido ao desmatamento e chegada de empresas.  

 

Para a flor/coroa, foi utilizado barril de plástico, material no qual também é transportado agrotóxicos agressivos à vida animal e florestas. Os demais complementos na cabeça do lobo, são correntes encontradas e serras circulares usadas.  

 

As pernas compõem de piso vinílico, material descartado de obra, assim reutilizado e representando formas de árvores queimadas e quebradas, saindo da terra.  

 

Toda a pintura foi utilizada tinta acetinada a base d’água e spray.  

 

Obs.: A tinta verde do pescoço é chamada de fotocatalítica, é uma tinta com dióxido de titânio que atrai poluentes do ar antes de convertê-los em nitratos inofensivos por meio de um processo químico que envolve a luz solar, ou seja, ela é capaz de filtrar o ar e remover poluentes presentes nele. 

 

Semeador do Cerrado ou Semeador de Árvores, títulos dados ao maior canídeo do mundo, o lobo-guará.  

 

Com o nome científico chrysocyon brachyurus, o que significa “animal dourado de cauda curta”, enquanto Guará, nome que tem origem no tupi guarani, significa “vermelho”.Os indígenas o chamavam de aguará-guazú (o aguará grande), derivando posteriormente para guará.  

 

O lobo-guará destaca-se pela sua importância para a conservação e manutenção da fauna e flora brasileira, anda cerca de 20 quilômetros diários marcando territórios e espalhando sementes de frutas do qual se alimenta, uma delas em especial, a fruta-do-lobo.  

 

O Cerrado é dos biomas menos protegidos, apesar de possuir grande biodiversidade. A ocupação humana com a expansão do agronegócio no bioma, potencializa a redução e a destruição do seu habitat natural, ocasionando atropelamentos pela procura de alimento, principalmente em rodovias. A caça é também uma das ameaças à sua sobrevivência.  

 

Classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em uma lista de animais ameaçados de extinção. Os lobos podem ajudar os pequenos produtores porque comem animais que, muitas vezes, podem explodir e virar pragas porque têm alto potencial reprodutivo, como ratos, cobras, lagartos e anfíbios. Eles operam como controladores desses animais. Conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros.  

 

A obra representa uma divindade animal, sua coroa no alto vem de seu alimento e luta pela sobrevivência, suas pernas vem de seu sofrimento e resistência. 

Ferros de construção 

Lona de caminhão costurada.  

Back To Top