Olá, meus queridos leitores!
Hoje quero compartilhar com vocês uma experiência inesquecível que tive recentemente: participei do CINE RODAS – uma carreta itinerante que leva cinema ao ar livre para diversas cidades do Brasil, democratizando o acesso à arte e ao cinema – com minha família e amigos do Instituto Pernas da Alegria – projeto da cidade de Americana (SP) onde resido, que promove inclusão social e cultural de pessoas com deficiência.
Pude testemunhar o lançamento da nova etapa do CINE RODAS em Santa Bárbara D’Oeste (SP), no Tivoli Shopping, realizado nos dias 28 e 29 de junho.
Fiquei encantada com o cuidado e carinho demonstrados ao público PCD, ao recebermos uma carreta especialmente adaptada “para todos”, com fones abafadores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e audiodescrição para cegos durante a exibição dos filmes. A união pela inclusão aqueceu nossos corações naquela noite linda de clima fresco.
Os filmes projetados na carreta encantaram pessoas de todas as idades, transmitiram mensagens sobre amizade, amor ao próximo e inclusão social. É inspirador ver como histórias simples podem conectar e transformar.
Foi maravilhoso ver a inclusão na prática, todos ali reunidos com a mesma possibilidade de assistir aos filmes, em um espaço comum, como deveria ser sempre: oportunidade para todos os seres humanos, independe de quaisquer condições.
Soube pela Lilica, presidente do instituto Pernas da Alegria, e pela equipe Mosaiky, que antes de eu chegar, anteriormente aos filmes, transmitidos das 15:00 às 17:30, houve outra atração incrível: uma exposição de artes dentro da super carreta.
Investiguei todas as particularidades dessa exposição e fiquei impressionada com os recursos de acessibilidade desenvolvidos e vou compartilhar tudo com vocês!
Acessibilidade de verdade:
A exposição de artes contou com pôsteres ilustrativos dos filmes, que puderam ser explorados com as mãos – uma técnica usada no projeto “Graffiti #Pracegover”, também criado pela Mosaiky – que ganhou a assinatura do artista plástico Maurício Villaça, proporcionando uma experiência completa e imersiva.
Para garantir acessibilidade total, a exposição contou com os seguintes recursos: elevador de acesso, pisos táteis, cadeiras para nanismo, gigantismo e obesidades, pôsteres com texturas e elevações em Braille para não videntes, além de audiodescrição das obras e intérprete de libras através de QR CODES.
A programação do CINE RODAS foi totalmente inclusiva, desde as sessões de cinema ao ar livre, com curtas-metragens de animações de todo o mundo, e a exposição dos pôsteres que também garantiu mais uma atividade cultural.
Os títulos dos curtas como “Akouo”, “Cuerdas”, “Howard’s Drive in Theater”, “Ian”, “Ice Pepper”, “Last Shot”, “Out of Sight”, “The Gebonions”, “The Present” e “Unbreakable”, ofereceram uma experiência rica e diversificada.
Só de ouvir sobre a exposição de artes na carreta do CINE RODAS, já fiquei animada para conhecer a próxima pessoalmente e as novas programações, e virei sempre aqui contar para vocês com detalhes!
Participar do CINE RODAS foi uma experiência incrível, verdadeiramente inclusiva e inspiradora!
Acompanhem nossas programações e fiquem ligados na coluna, pois continuarei trazendo muitas informações atualizadas sobre inclusão e sobre os nossos projetos.
Até a próxima!