Primeiros Graffitis em braile do mundo promovem a inclusão dos deficientes visuais nas expressões da arte de rua!
Fizemos os primeiros Graffitis em Braille do mundo numa série de 3 painéis instalados na cidade de São Paulo – Beco do Batman, Jundiai – Mundo das Crianças e Rio de Janeiro – Casa da Ciência e Cultura da UFRJ para que os Cegos (e não cegos) possam vivenciar uma experiência artística em sua total plenitude.
Um Graffiti totalmente inclusivo onde deficientes visuais “enxergam” e vivenciam a arte de rua. Não adaptamos uma arte para torná-la inclusiva, mas criamos a arte inovadora e exclusiva para os cegos.
Todos os painéis foram recheados com texto tátil contendo em palavras a imagem, sua cor, textura, descrevendo por completo, com e através das dimensões dos muros, as artes urbanas. Uma audiodescrição acessada via QR Code complementa a percepção dos não fluentes em Braille.
Arte, cidadania e inclusão para todos!
A iniciativa surgiu a partir da percepção de que enquanto os videntes podem admirar e se emocionar com a magnitude das pinturas de rua, os deficientes visuais são privados dessa experiência e do exercício de cidadania trazido pela democratização da arte urbana.
Com o objetivo de mudar essa realidade, o projeto Graffiti #PraCegoVer é o pioneiro na criação de murais de grafite em braille, táteis com texturas detalhando as formas da imagem, suas cores e dimensões, proporcionando uma experiência completa e imersiva.
“A democratização e a inserção da arte para além do sentido visual, além de inclusiva, é transformadora do espaço público, uma vez que a arte manifesta a presença e os discursos de diversos agentes históricos”, diz o Curador do Projeto, Roberto Parisi.
Para alcançar esse objetivo, foram realizados inúmeros diálogos e parcerias com entidades sociais, produtores culturais, acadêmicos, engenheiros e artistas.
O projeto conta com diferentes atividades para promover a inclusão e disseminar a técnica desenvolvida.
Objetivos:
“Nosso objetivo é difundir a técnica por nós desenvolvida de aplicação tridimensional para Graffiti, fornecendo informações e subsídios para que todos sejam incluídos no Graffiti através de workshops e viabilização financeira a outros artistas que queiram replicar a técnica”, explica o Diretor Artístico, Murillo Denardo.
Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo consultores em impressões 3D, consultor de acessibilidade, designer, curador e produtores apta a apoiar novos projetos inclusivos de arte de rua.
Incentivadores:
Premier Pet é uma empresa líder no segmento de alimentos para animais de estimação, comprometida em promover o bem-estar e a saúde dos pets.
Henkell Freixenet é uma renomada marca de vinhos espumantes, dedicada a oferecer produtos de alta qualidade e proporcionar experiências únicas aos apreciadores de vinho.
Produção:
Realização: Mosaiky
Produtora Executiva: Sueli Parisi
Diretor de Arte: Murillo Denardo
Curador: Roberto Parisi
Coordenação artística: Fábio Souza
Explore mais!
Venha descobrir o que há de novo no nosso projeto.
Por meio da arte de Subtu, com curadoria de Roberto Parisi, contaremos a história do projeto Grafitti #PRACEGOVER pelos olhos do personagem Yoko, marca registrada do artista que carrega no cerne de sua arte a luta por inclusão, diversidade e representatividade social.
Serão três muros diferentes que se conectarão como uma história em quadrinhos, protagonizadas por dois personagens – um cego e um vidente.
Após a criação dos desenhos, produzidos com as dimensões específicas de cada localidade e necessidades adaptativas do espaço, as artes serão digitalizadas e transformadas com uso de software 3D.
A partir daí o Diretor de Arte, Murillo Denardo, e o Consultor Braile, Devanir, inserem os textos e as texturas que permitirão a experimentação da comunidade não vidente e a sua vivência com a arte urbana.
O arquivo digitalizado é transformado em uma impressão 3D, como um tijolinho, de dimensões 10x20cm.
Esses tijolinhos possuem um encaixe preciso e formarão placas de 1x1m para transporte e instalação, formando o desenho do muro.
As placas 1×1 metros serão encaixadas e fixadas no muro formando um painel de 4×2 metros com pequenas variações nas localidades sedes.
Os muros são escolhidos para não passar de uma altura que possibilite o acesso de sua parte superior com as mãos, mas desde o início as artes são pensadas para não passar de uma altura máxima que possa ser tateada e entendida.
Após fixadas as placas são pintadas com spray pelo artista Subtu e ficarão em exposição pública por 60 dias.
Graduado em Design de Games pela Anhembi Morumbi, produziu trilhas sonoras de games para a produtora Cat`s in the Sky.
Foi diretor de arte no exterior na empresa canadense Muskoka Language International.
Diretor Artístico e produtor da carreta Serasa Itinerante, que passou por 40 cidades brasileiras.
Diretor Artístico do ZOO URBANO SP, produzindo vídeos das edições. Faz toda a direção artística para projetos como Street Art Fest e Cine Rodas.
É sócio gestor e Diretor Artístico da BOOH PROJETOS CULTURAIS E DESIGN LTDA.
O grafiteiro Subtu tem diversas obras espalhadas por São Paulo.
A escolha do nome Subtu representa a própria essência de sua arte que surge de forma inesperada, debaixo dos olhos da sociedade, em um ataque repentino.
Subtu tem como sua figura principal o Macaco que surgiu da busca do artista por um personagem que o representasse. “A figura do macaco sempre me interessou porque, no fundo, representa o ser humano na sua forma mais bruta”. O personagem estará presente nos 3 painéis que contarão uma estória em conjunto.
Pedagogo com especialização em Educação Especial, trabalhou no Centro Cultural Louis Braille de Campinas como Coordenador de Projetos Sociais.
Presta consultoria e é instrutor para alfabetização em Braile e de orientação e mobilidade em trajetos diversos.
Coordena projetos sociais com equipe multidisciplinar para orientar famílias de pessoas com deficiência visual.
Devanir é neste projeto peça essencial que testa as impressões e define alturas, texturas e técnicas aplicadas nas placas tridimensionais.
Licenciado em História pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e pós-graduado em História da Arte, Curadoria e Práticas de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá e História da Arte no Portal da Educação. Curador de projetos como:
- Ultimate Artist, Cine Rodas, diversas edições Geek com exibição de filmes e atividades educacionais, Graffiti Nubank, Vídeo Institucional da Foxconn, Exposições diversas do projeto ZOO URBANO. Hoje é sócio gestor da Rp Curadoria LTDA.
Especialista em incentivos fiscais (mais de 50 projetos aprovados) e direção executiva de eventos.
Idealizadora da Mosaiky, é a responsável por reunir mentes criativas, realizando projetos por todo país.
Idealizadora e realizadora do ZOO URBANO, produtora do Reprogramando São Paulo e do Cine Rodas, coordenadora geral do Hosh Hashaná Urbano, evento de Rua da Sinagoga Bait. Foi a produtora executiva da ação Suíça Humanitária, uma exposição de fotos de guerra. Produziu e coordenou o Verão Dó Ré Mi – Viagem de coral com 20 crianças pelo Brasil.
MOSAIKY
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to
Graduada em Terapia Ocupacional Unifesp e mestre em Engenharia biomédica pela UMC. Hoje, é doutoranda na Poli/USP. Atuou de 2016 a 2019 na AACD.
Natacha Harumi Ota Consultora em desenvolvimento de bpeças e impressões 3D.Atualmente, na área de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Recursos Terapêuticos com o uso da impressão 3D como meio de manufatura.
É palestrante e oferece cursos e consultorias na área da tecnologia e indústria 4.0., empresária, docente da pós-graduação lato sensu Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia do IIEP e pesquisadora pela LSI-TEC, no CITI-USP.