GRAFFITI #PRACEGOVER

Painéis “Graffiti #PraCegoVer” promovem inclusão artística para deficientes visuais

 

Primeiros Graffitis em braile do mundo promovem a inclusão dos deficientes visuais nas expressões da arte de rua!
Fizemos os primeiros Graffitis em Braille do mundo numa série de 3 painéis instalados na cidade de São Paulo – Beco do Batman, Jundiai – Mundo das Crianças e Rio de Janeiro – Casa da Ciência e Cultura da UFRJ para que os Cegos (e não cegos) possam vivenciar uma experiência artística em sua total plenitude.


Um Graffiti totalmente inclusivo onde deficientes visuais “enxergam” e vivenciam a arte de rua. Não adaptamos uma arte para torná-la inclusiva, mas criamos a arte inovadora e exclusiva para os cegos.


Todos os painéis foram recheados com texto tátil contendo em palavras a imagem, sua cor, textura, descrevendo por completo, com e através das dimensões dos muros, as artes urbanas. Uma audiodescrição acessada via QR Code complementa a percepção dos não fluentes em Braille.
Arte, cidadania e inclusão para todos!

 

Como surgiu o “Graffiti #PraCegoVer”


A iniciativa surgiu a partir da percepção de que enquanto os videntes podem admirar e se emocionar com a magnitude das pinturas de rua, os deficientes visuais são privados dessa experiência e do exercício de cidadania trazido pela democratização da arte urbana.
Com o objetivo de mudar essa realidade, o projeto Graffiti #PraCegoVer é o pioneiro na criação de murais de grafite em braille, táteis com texturas detalhando as formas da imagem, suas cores e dimensões, proporcionando uma experiência completa e imersiva.


“A democratização e a inserção da arte para além do sentido visual, além de inclusiva, é transformadora do espaço público, uma vez que a arte manifesta a presença e os discursos de diversos agentes históricos”, diz o Curador do Projeto, Roberto Parisi.
Para alcançar esse objetivo, foram realizados inúmeros diálogos e parcerias com entidades sociais, produtores culturais, acadêmicos, engenheiros e artistas.

 

O projeto conta com diferentes atividades para promover a inclusão e disseminar a técnica desenvolvida.

 

Objetivos:


“Nosso objetivo é difundir a técnica por nós desenvolvida de aplicação tridimensional para Graffiti, fornecendo informações e subsídios para que todos sejam incluídos no Graffiti através de workshops e viabilização financeira a outros artistas que queiram replicar a técnica”, explica o Diretor Artístico, Murillo Denardo.
Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo consultores em impressões 3D, consultor de acessibilidade, designer, curador e produtores apta a apoiar novos projetos inclusivos de arte de rua.

 

Incentivadores:


Premier Pet é uma empresa líder no segmento de alimentos para animais de estimação, comprometida em promover o bem-estar e a saúde dos pets.
Henkell Freixenet é uma renomada marca de vinhos espumantes, dedicada a oferecer produtos de alta qualidade e proporcionar experiências únicas aos apreciadores de vinho.


Produção:


Realização: Mosaiky
Produtora Executiva: Sueli Parisi
Diretor de Arte: Murillo Denardo
Curador: Roberto Parisi
Coordenação artística: Fábio Souza

Reproduzir vídeo

━  Selecione o projeto

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Explore mais!
Venha descobrir o que há de novo no nosso projeto.

COMO É FEITO?
Criação da Arte

Por meio da arte de Subtu, com curadoria de Roberto Parisi, contaremos a história do projeto Grafitti #PRACEGOVER pelos olhos do personagem Yoko, marca registrada do artista que carrega no cerne de sua arte a luta por inclusão, diversidade e representatividade social. 

 
Serão três muros diferentes que se conectarão como uma história em quadrinhos, protagonizadas por dois personagens – um cego e um vidente. 

Digitalização

Após a criação dos desenhos, produzidos com as dimensões específicas de cada localidade e necessidades adaptativas do espaço, as artes serão digitalizadas e transformadas com uso de software 3D. 

 
A partir daí o Diretor de Arte, Murillo Denardo, e o Consultor Braile, Devanir, inserem os textos e as texturas que permitirão a experimentação da comunidade não vidente e a sua vivência com a arte urbana. 

Impressão 3D

O arquivo digitalizado é transformado em uma impressão 3D, como um tijolinho, de dimensões 10x20cm.


Esses tijolinhos possuem um encaixe preciso e formarão placas de 1x1m para transporte e instalação, formando o desenho do muro. 

Fixação e Pintura

As placas 1×1 metros serão encaixadas e fixadas no muro formando um painel de 4×2 metros com pequenas variações nas localidades sedes. 


Os muros são escolhidos para não passar de uma altura que possibilite o acesso de sua parte superior com as mãos, mas desde o início as artes são pensadas para não passar de uma altura máxima que possa ser tateada e entendida. 


Após fixadas as placas são pintadas com spray pelo artista Subtu e ficarão em exposição pública por 60 dias. 

ENTREVISTAS

EQUIPE

Natacha Harumi Ota

Consultora em desenvolvimento de
peças e impressões 3D.
Graduada em Terapia Ocupacional Unifesp e mestre em Engenharia biomédica pela UMC. Hoje, é doutoranda na Poli/USP. Atuou de 2016 a 2019 na AACD.

Atualmente, na área de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Recursos Terapêuticos com o uso da impressão 3D como meio de manufatura.

É palestrante e oferece cursos e consultorias na área da tecnologia e indústria 4.0., empresária, docente da pós-graduação lato sensu Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia do IIEP e pesquisadora pela LSI-TEC, no CITI-USP.

Murillo Denardo – Booh

Coordenador técnico e
Designer desenvolvedor da
técnica de aplicação artística 3D.
Graduado em Design de Games pela Anhembi Morumbi, produziu trilhas sonoras de games para a produtora Cat`s in the Sky.

Foi diretor de arte no exterior na empresa canadense Muskoka Language International.

Diretor Artístico e produtor da carreta Serasa Itinerante, que passou por 40 cidades brasileiras.

Diretor Artístico do ZOO URBANO SP, produzindo vídeos das edições. Faz toda a direção artística para projetos como Street Art Fest e Cine Rodas.

É sócio gestor e Diretor Artístico da BOOH PROJETOS CULTURAIS E DESIGN LTDA.

Arthur Moriyama – Subtu

Artista Grafiteiro criador dos murais.
O grafiteiro Subtu tem diversas obras espalhadas por São Paulo.

A escolha do nome Subtu representa a própria essência de sua arte que surge de forma inesperada, debaixo dos olhos da sociedade, em um ataque repentino.

Subtu tem como sua figura principal o Macaco que surgiu da busca do artista por um personagem que o representasse. “A figura do macaco sempre me interessou porque, no fundo, representa o ser humano na sua forma mais bruta”. O personagem estará presente nos 3 painéis que contarão uma estória em conjunto.

Devanir de Lima

Deficiente visual e Consultor Braille
responsável pela viabilização técnica
para aplicação aos não videntes.
Pedagogo com especialização em Educação Especial, trabalhou no Centro Cultural Louis Braille de Campinas como Coordenador de Projetos Sociais.

Presta consultoria e é instrutor para alfabetização em Braile e de orientação e mobilidade em trajetos diversos.

Coordena projetos sociais com equipe multidisciplinar para orientar famílias de pessoas com deficiência visual.

Devanir é neste projeto peça essencial que testa as impressões e define alturas, texturas e técnicas aplicadas nas placas tridimensionais.

Roberto Parisi

Curador do projeto e Exposição.
Licenciado em História pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e pós-graduado em História da Arte, Curadoria e Práticas de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá e História da Arte no Portal da Educação. Curador de projetos como:

- Ultimate Artist, Cine Rodas, diversas edições Geek com exibição de filmes e atividades educacionais, Graffiti Nubank, Vídeo Institucional da Foxconn, Exposições diversas do projeto ZOO URBANO. Hoje é sócio gestor da Rp Curadoria LTDA.

Sueli Parisi

Curador do projeto e Exposição.
Especialista em incentivos fiscais (mais de 50 projetos aprovados) e direção executiva de eventos.

Idealizadora da Mosaiky, é a responsável por reunir mentes criativas, realizando projetos por todo país.

Idealizadora e realizadora do ZOO URBANO, produtora do Reprogramando São Paulo e do Cine Rodas, coordenadora geral do Hosh Hashaná Urbano, evento de Rua da Sinagoga Bait. Foi a produtora executiva da ação Suíça Humanitária, uma exposição de fotos de guerra. Produziu e coordenou o Verão Dó Ré Mi – Viagem de coral com 20 crianças pelo Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional Unifesp e mestre em Engenharia biomédica pela UMC. Hoje, é doutoranda na Poli/USP. Atuou de 2016 a 2019 na AACD.

Atualmente, na área de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Recursos Terapêuticos com o uso da impressão 3D como meio de manufatura.

É palestrante e oferece cursos e consultorias na área da tecnologia e indústria 4.0., empresária, docente da pós-graduação lato sensu Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia do IIEP e pesquisadora pela LSI-TEC, no CITI-USP.

Natacha Harumi Ota Consultora em desenvolvimento de bpeças e impressões 3D.

Graduado em Design de Games pela Anhembi Morumbi, produziu trilhas sonoras de games para a produtora Cat`s in the Sky.

Foi diretor de arte no exterior na empresa canadense Muskoka Language International.

Diretor Artístico e produtor da carreta Serasa Itinerante, que passou por 40 cidades brasileiras.

Diretor Artístico do ZOO URBANO SP, produzindo vídeos das edições. Faz toda a direção artística para projetos como Street Art Fest e Cine Rodas.

É sócio gestor e Diretor Artístico da BOOH PROJETOS CULTURAIS E DESIGN LTDA.

Murillo Denardo – Booh Coordenador técnico e Designer desenvolvedor da técnica de aplicação artística 3D

O grafiteiro Subtu tem diversas obras espalhadas por São Paulo.

A escolha do nome Subtu representa a própria essência de sua arte que surge de forma inesperada, debaixo dos olhos da sociedade, em um ataque repentino.

Subtu tem como sua figura principal o Macaco que surgiu da busca do artista por um personagem que o representasse. “A figura do macaco sempre me interessou porque, no fundo, representa o ser humano na sua forma mais bruta”. O personagem estará presente nos 3 painéis que contarão uma estória em conjunto.

Arthur Moriyama – Subtu Artista Grafiteiro criador dos murais

Pedagogo com especialização em Educação Especial, trabalhou no Centro Cultural Louis Braille de Campinas como Coordenador de Projetos Sociais.

Presta consultoria e é instrutor para alfabetização em Braile e de orientação e mobilidade em trajetos diversos.

Coordena projetos sociais com equipe multidisciplinar para orientar famílias de pessoas com deficiência visual.

Devanir é neste projeto peça essencial que testa as impressões e define alturas, texturas e técnicas aplicadas nas placas tridimensionais.

Devanir de Lima Deficiente visual e Consultor Braille, responsável pela viabilização técnica para aplicação aos não videntes

Licenciado em História pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e pós-graduado em História da Arte, Curadoria e Práticas de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá e História da Arte no Portal da Educação. Curador de projetos como:

- Ultimate Artist, Cine Rodas, diversas edições Geek com exibição de filmes e atividades educacionais, Graffiti Nubank, Vídeo Institucional da Foxconn, Exposições diversas do projeto ZOO URBANO. Hoje é sócio gestor da Rp Curadoria LTDA.

Roberto Parisi Curador do projeto e Exposição

Especialista em incentivos fiscais (mais de 50 projetos aprovados) e direção executiva de eventos.

Idealizadora da Mosaiky, é a responsável por reunir mentes criativas, realizando projetos por todo país.

Idealizadora e realizadora do ZOO URBANO, produtora do Reprogramando São Paulo e do Cine Rodas, coordenadora geral do Hosh Hashaná Urbano, evento de Rua da Sinagoga Bait. Foi a produtora executiva da ação Suíça Humanitária, uma exposição de fotos de guerra. Produziu e coordenou o Verão Dó Ré Mi – Viagem de coral com 20 crianças pelo Brasil.

Sueli Parisi Produtora Executiva e Coordenadora Geral do projeto
Back To Top