Capacitismo é a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência, fundamentados nas crenças de que são inferiores ou menos capazes. Embora essa palavra possa parecer distante do nosso cotidiano, suas implicações estão mais próximas do que imaginamos.
Infelizmente, a sociedade trata pessoas com deficiência de maneira excludente não apenas na falta de acessibilidade. O capacitismo se manifesta de várias formas, nas pequenas atitudes, nas palavras e até nas supostas “boas intenções”.
Por exemplo, a escassez de oportunidades reais no mercado de trabalho é de caráter discriminatória, como se essas pessoas fossem menos capazes, frágeis, ou, merecedoras de pena.
Se faz essencial reconhecer as capacidades de autonomia e individuais, para exercício de igualdade e respeito às necessidades, diferenças e inclusive preferências.
O capacitismo é uma barreira invisível que limita oportunidades e autonomia. O que podemos fazer para mudar isso? Tomar consciência das próprias atitudes capacitistas e refletir sobre como agir de maneira mais inclusiva.
Inclusão envolve a forma como tratamos as pessoas no geral, as percebemos, reconhecemos e compreendemos suas capacidades. Você pode iniciar essa transformação. Reveja seus próprios preconceitos e busque entender melhor as pessoas e experiências daqueles que vivem com uma deficiência. Pequenas mudanças em nosso comportamento e pensamento podem ter um grande impacto nas nossas ações.
Afinal, uma sociedade verdadeiramente inclusiva é construída quando todos, sem exceção, são vistos e tratados com o mesmo respeito às suas autenticidades e dignidade.