ProCo Whiteface Rat 1985

━  Conheça um pouco da

História deste Pedal

Em 1974 fechava a Sound Factory , uma coleção de vários negócios relacionados à música, devido às dificuldades. No dia seguinte, Charlie Wicks, que administrava a loja de varejo de música da Sound Factory, fundou a ProCo Sound Inc. Ele começou fabricando gabinetes de alto-falantes de alta qualidade em colaboração com a ElectroVoice, cabos de microfone, cabos de guitarra e cobras de palco. A empresa rejeitava as convenções típicas da estética como aas grandes empresas e permaneceram fiéis às suas raízes descontraídas associadas a cena musical que estava inserida entre Detroit e Chicago, por onde circulavam várias bandas grandes.

 

Em algum momento de 1977 ou 1978, um funcionário/engenheiro da ProCo chamado Scott Burnham projetou o circuito RAT. É possível que o circuito em si tenha sido projetado já em 1974, colocando-o assim na grande gênese da distorção hard clipping daquele ano ao lado do MXR Distortion+, DOD 250, Blue Armstrong Orange Clipper e do DeArmond Square Wave. A primeira forma física conhecida do RAT foi provavelmente produzida em 1978 e é frequentemente referida como Bud Box RAT.

 

Em 1984, a ProCo tinha uma escolha a fazer e precisava fazê-la rapidamente. Com as principais marcas de pedais do mundo, como BOSS, Ibanez, DOD e MXR, todas produzidas em gabinetes com metade do tamanho do gabinete Big Box da RAT, as vendas começaram a diminuir. Na tentativa de impulsionar as vendas o RAT foi transferido para o formato Small Box com a primeira versão conhecida como RAT “White Face”. O nome vem do novo logotipo RAT, que é essencialmente um logotipo em bloco branco com texto preto dentro dele. Esse efeito foi obtido através da impressão de gráficos brancos na superfície do gabinete como um logotipo e deixando o texto sem tela para ser visto em preto dentro do bloco branco.

━  Uma gravação com o incrível

som deste Pedal

Back To Top