Em 1983 buscando o formato compacto – que hoje associamos ao tamanho padrão de um pedal – BOSS e Roland criam o primeiro delay digital em formato de pedal do mundo (e o primeiro pedal digital de qualquer tipo da BOSS), o DD-2. Na busca por maior fidelidade de áudio e o maior alcance de delay dos processadores de rack de estúdio ao alcance de todos os músicos.
No início dos anos 80, a tecnologia digital emergiu como uma força motriz no mundo dos equipamentos musicais. O principal delay digital da Roland na época era o SDE-3000, uma unidade de rack usada regularmente em estúdios de gravação. Utilizando o mesmo circuito integrado personalizado (IC) do rack os projetistas da BOSS descobriram que poderiam acomodar o IC e os componentes eletrônicos associados no gabinete padrão da BOSS.
Esse chip utiliza conversores digitais de 12 bits, resultando em uma resposta de frequência plana de 40 Hz a 7 kHz. Foi um ajuste perfeito, mas isso significa que há um suave corte de alta frequência em 7KHz que soa como um delay digital mais quente, mas não exatamente analógico, marcando eternamente as partes de guitarra que precisavam de um pouco mais de calor nas repetições.
O chamado de “chip longo” de 64 pinos do circuito (em oposição ao “chip quadrado” posterior – nada a ver com o tempo de atraso), está presente no DD 3, nascido em agosto de 1986 após a queda dos preços dos componentes usados no DD2 e, para não reduzir de forma abrupta o preço do pedal, a BOSS simplesmente lançou um modelo que pudesse refletir a mudança e atualizar seu produto.
Ou seja, alguns DD3 são DD2s e, para identificar, basta olhar para o plug da fonte – se ele não for centralizado e tiver um formato mais retangular ao invés de quadrado ele provavelmente é um DD3 “long-chip”. Isso e obviamente abrir o pedal e ver o chip! Hahahaha