Lançado em 1979 por ¥ 27.000 (aproximadamente US$ 124), o CE-2 foi desenvolvido como uma versão compacta do lendário circuito de chorus do amplificador Roland JC-120 Jazz Chorus e do CE-1 Chorus Ensemble do próprio Boss. A equipe de engenharia miniaturizou com sucesso o complexo circuito de coro baseado em BBD, mantendo o calor e a profundidade que tornaram o original tão desejável. A produção continuou até 1988, e as primeiras unidades de fabricação japonesa são muito procuradas pelos colecionadores
O CE-2 empregou um único chip MN3007 em seu núcleo, acompanhado por um sistema de filtragem para manter a clareza do sinal e o circuito interno do pedal foi ajustado com precisão para produzir uma variação sutil de afinação centrada em torno de 3,5 Hz, criando a sonoridade ampla da modulação.
Há vários jeitos clássicos de utilizar o CE-2. Em configurações mínimas produz um brilho sutil que adiciona dimensão sem modulação óbvia, utilizado por muitos guitarristas de blues para criar “corpo” e “amplitude” no som – não só com o CE-2, mas com o Dimension também, né, Stevie Ray Vaughan? – Aumentando a profundidade aparecem ondas “embaixo d’água” que, unido ao aumento de velocidade chega a emular uma falsa Leslie.