━  Conheça um pouco da

História deste Pedal

Direto de 1974, conhecida como a “Script”, os pedais da lendária MXR eram identificados pela escrita cursiva na caixa, ao contrário das criações posteriores que usavam letras em bloco. Os primeiros pedais da MXR foram feitos em uma caixa DIY pela empresa Bud e são chamados de “Bud Box”. “Esses pedais originais foram pintados por Terry e Keith em sua oficina no porão, usando um sistema de spray da Sears que custava apenas 40 dólares, e a escrita foi feita à mão por Keith. Os circuitos também foram gravados em um aquário por ele. A maioria desses pedais iniciais foi vendida diretamente de seus carros em shows locais, uma prática que ainda é comum entre os DIYers” segundo a história da MXR contada por Josh Scott da JHS – da uma conferida no vídeo no YouTube ou no site deles!

Na época não havia tantos phasers com sucesso no mercado além do Maestro Phase Shifter, que era enorme e não era exatamente um pedal de guitarra. Keith queria simplificar e tornar esses circuitos mais acessíveis e compactos, e assim nasceu o Phase 90. Ele adaptou um esquema de um livro de rádio para criar um pedal que poderia ser facilmente transportado. O primeiro ano do MXR Phase 90 “Bud Box” utiliza 6 chips, posteriormente 4, sendo uma das maneiras de fazer a datação do pedal além do código do potenciômetro CTS.

 

Diferente dos Flanger/Chorus em que a modulação é feita com o uso de atraso e variações no “pitch” ou desafinando a nota, o Phase é criado por alterações nas relações de fase da nota em diferentes quantidades de estágios.

━  Uma gravação com o incrível

som deste Pedal

Back To Top