EHX Electric Mistress 1979

━  Conheça um pouco da

História deste Pedal

Provavelmente em 1975 ou 1976 David Cockerell desenvolveu um flanger para a Electro-Harmonix a que chamaram Electric Mistress, indo para as prateleiras pela primeira vez em 1976. De 1977 a 1982, o Electric Mistress foi produzido com apenas pequenas alterações no esquema, mas com muitos PCBs diferentes.

 

Em 1978, a Deluxe Electric Mistress foi concebida por Howard Davis e introduzida no mercado sendo produzido ao mesmo tempo com a versão standard. O Deluxe apresentava uma caixa maior com transformador integrado e sem conectores de bateria. O LFO e o VCO foram alterados para permitir uma maior gama de configurações. Foram adicionadas outras modificações para reduzir o nível de ruído e corrigir a queda de volume.

 

Problemas com o sindicato levaram à primeira falência da Electro-Harmonix no início de 1982, alguns meses depois a Electro-Harmonix regressou à produção. O Electric Mistress foi redesenhado por Howard Davis, que trabalhava como freelancer para a Electro-Harmonix, com um novo LFO e VCO semelhantes ao Deluxe e agora funcionava com 9 V ou uma única bateria em vez de 18 V ou baterias duplas como nas versões anteriores. Em 1984, a Electro-Harmonix faliu pela segunda vez, interrompendo a produção do Electric Mistress e do Deluxe Electric Mistress.

 

A partir de 1999, o Deluxe Electric Mistress foi relançado. Embora a Electro-Harmonix quisesse, naquela altura, fazer das reedições cópias exatas dos pedais dos anos 80, tiveram de redesenhar o Deluxe Electric Mistress porque o seu principal circuito integrado, o Reticon SAD1024 BBD, já não estava em produção. É notável que o design da reedição já tenha sido feito em 1995 por Howard Davis para a New Sensor Corp.

 

Vale notar sempre que esta unidade foi presente de Natal para o MPV pela Sr. Sueli Parisi – sem ela não faríamos esse evento nem a pau! Muito obrigado, mãe!

 

Usuários notáveis do EM são: David Gilmour (Pink Floyd) na turnê “Animals Tour” até 1983 for na gravação de “The Wall” e de novo em 1994 na Pulse tour. Procure mais em “Gilmourish” sobre o uso de Electric Mistress por Gilmour!

Andy Summers (The Police) ouça “Do Do Do Da Da Da” e “Driven To Tears”, apesar de ter uma abordagem mais próxima do chorus em muitas utilizações.

 

Bjorn Riis (Airbag) no album “All Rights Removed” altamente recomendado para amantes de Pink Floyd e/ou Procupine Tree.

 

Mais informações sobre o mistres – metzgerralf

━  Uma gravação com o incrível

som deste Pedal

Back To Top