EHX Deluxe Memory Man 1990

━  Conheça um pouco da

História deste Pedal

Criado em meados de década de 70 utilizando dispositivos “brigada de baldes” (BBD) – um circuito analógico que cria o efeito de delay passando o sinal por uma série de capacitores-, o Electro Hamonix Memory Man foi um dos primeiros pedais a oferecer tempos de Delay mais longos e um efeito de modulação distinto, o que contribuiu para seu legado entre guitarristas e usuários de sintetizador. Projetado por Howard Davis, engenheiro original do Memory Man, o tempo de delay nos primeiros modelos era limitado a cerca de 300ms, mas ainda assim era mais longo do que a maioria dos outros pedais de delay disponíveis na época.

 

Antes dos BBDs, quase qualquer efeito baseado no tempo exigia o uso de dispositivos fisicamente grandes e intimidadoramente complexos. Os Choruses e Flangers precisavam de um gravador de fita inteiro e uma mão livre (ou duas), os Delays exigiam carregar uma unidade de eco de fita complicada e o Reverb precisava de um amplificador inteiro ou uma unidade de mola externa desajeitada. Os chips BBD mudaram tudo isso, trazendo os sons do estúdio para os palcos ao redor do mundo, deixando os métodos anteriores aos estúdios de gravação. E hoje vocês reclamando de carregar pedais separados para usar uma unidade “all in one”.

Esses chips BBD foram desenvolvidos por ex-funcionários da Fairchild sob um novo nome de empresa – Reticon. Esses primeiros chips BBD, fabricados com números de peça começando com SAD – presentes nos Electric Mistress – logo encontraram seu caminho para os pedais, mas as matérias-primas eram tão caras que foram produzidos em quantidades limitadas. A Matsushita do Japão começou a produzi-los a uma fração do custo (prefixo do número de peça “MN”) e eles acabaram em milhares de pedais

Foi o Deluxe Memory Man que criou Delay adicionando modulação às repetições, anteriormente disponível apenas em máquinas de fita que haviam “defeitos” conhecidos como “Wow” ou “Flutter”.  Além da modulação junto ao delay descobriram que diminuir o Tempo de Atraso e o Feedback resultava em um efeito de modulação exuberante, utilizando o DMM como um Chorus ou Vibrato.

 

Como muitos pedais de sua época, o original era ligado diretamente à rede elétrica, com um transformador de 24V compartilhando o interior ao lado dos componentes elétricos mais delicados. Quando Mike Matthews voltou da Rússia para reiniciar a Electro-Harmonix nos anos 90, uma reedição usando os mesmos chips surgiu sando um transformador externo – ou fonte – como a unidade presente aqui!

O DMM pode ser ouvido em inúmeros discos e gravações de nossos heróis tanto no mainstream quanto no underground. O mais óbvio e direto é The Edge no U2 – que modelou o uso de delay até os dias de hoje com as figuras duplas de delay mesclando analógico e digital – mas também Eric Johnson, Andy Timmons e várias bandas da década de 70 até 2000, do New Age ao indie e ao Post Rock.

━  Uma gravação com o incrível

som deste Pedal

Back To Top