Em 1977 os gráficos do Big Muff – até então impressos em letraset direto na carcaça cromada – mudaram para o agora icônico design icônico do Big Muff. Essa versão também ganhou uma entrada para adaptador de energia AC, uma novidade para o Big Muff. Externamente parece idêntico ao V6/V9 (versão atual do Big Muff), mas internamente possui a mesma placa de circuito da V3 e os mesmos potenciômetros de compensação, fazendo com que os botões tivessem pontos de zero diferentes.
Essa gráfica foi tão popular que permaneceu em todos os Big Muffs feitos nos EUA subsequentes, incluindo os Big Muffs reeditados em 2000, e outros que se seguiram com enormes letras vermelhas Big Muff em uma fonte quadrada (ITC Pioneer). A maioria dos Muffs da Versão 3 tem as letras “AC” impressas na face frontal, acima do novo conector de energia, mas os Muffs V3 de produção muito inicial não tinham o AC ou o conector de energia, por exemplo a terceira edição dos V3 que substituiu os gráficos ON/OFF pelas palavras TONE BYPASS. Havia uma variante de cor rara, provavelmente um erro ao fazer as telas de serigrafia, onde as linhas acima e abaixo do logo do Big Muff, normalmente vermelhas, foram impressas em preto.
O Big Muff V3 é apenas uma mudança gráfica do V2 “Ram’s Head” Big Muff, então os primeiros V3 tinham essencialmente a mesma variante de circuito dentro que o último V2. O circuito continuou a evoluir, mas havia menos variantes de circuito dentro da caixa do V3 do que no V2. Os valores dos componentes, embora muito mais consistentes do que os dos Big Muffs V1 e V2, variavam ligeiramente de unidade para unidade, com pelo menos seis variantes sendo identificadas.
Todas as placas de circuito V3 foram marcadas com o número 3003 e um símbolo estilizado “EH”, com um padrão de traço de circuito idêntico ao do V2. Os primeiros V3 geralmente usam transistores PNP BC239C capacitores de caixa branca e, na maioria, resistores de carbono grandes, mas também foram feitos com transistores NPN (terra negativo) 2N5088 em forma de meio cilindro e PNP (terra positivo) 2N5087, NPN MPSA18, e possivelmente outros.
Um dos usuários mais conhecidos do Big Muff V3 foi Frank Zappa. Mick Eckers, autor do próximo livro Zappa’s Gear documentou em fotos em Los Angeles em 201 as placas de circuito impresso (PCBs) de seus pedais montadas em cartões que se encaixavam verticalmente em uma unidade de rack personalizada de 19″ com um barramento de conexão para entrada/saída, conexões de pedal e alimentação. Os potenciômetros e interruptores estavam montados no painel frontal. Frank tinha dois Big Muffs em seu rack de 1988.
As informações desse texto foram coletadas diretamente da bíblia do Big Muff – Kit Rae. Procure conhecer!