Em 1978, a empresa Electro-Harmonix de Mike Matthews estava indo muito bem mundialmente, com escritórios em Tóquio, Londres e Toronto, além do escritório em Nova York. A fábrica de 50.000 pés quadrados em Manhattan estava gerando cinco milhões em vendas anuais. Nesse ano circuito tradicional de quatro transistores do Big Muff foi radicalmente alterado nesta época para um novo circuito que usava chips de amplificadores operacionais, também conhecidos como CI (circuitos integrados ou chips), e um estágio de ganho a menos, em um esforço para reduzir os custos de fabricação, dando origem ao Big Muff Op-Amp.
É provável que esta versão e a versão V5 com Tone Bypass listadas abaixo tenham sido feitas simultaneamente, com a versão V4 sendo descontinuada em 1978 ou 1979. Para economizar na produção, duas das três placas de circuito usadas no V4 Big Muff também foram usadas na caixa do pedal Little Big Muff. Ambos usavam os mesmos circuitos, apenas o LBM foi feito com resistores fixos onde estariam os potenciômetros de tom e sustain.
O usuário mais notável do V4 Big Muff foi Billy Corgan, que o usou brevemente no álbum Gish e no álbum Siamese Dream dos Smashing Pumpkins, e em várias faixas que mais tarde apareceram no Pisces Iscariot, todas gravadas entre 1991 e 1993.Siamese Dream foi um dos álbuns marcantes da década de 1990 e ainda é muito elogiado hoje em dia. Não foi apenas um álbum de destaque na arena dos tons de Big Muff, mas o BMP foi integral para toda a sensação, o clima e a profundidade sonora das gravações.
“Para mim, o pedal Big Muff mudou todo o curso do álbum (Siamese Dream). Esse álbum é um álbum clássico por causa de uma certa maneira de pensar com esse pedal. Então, quando as pessoas dizem “por que este álbum é um clássico” e querem falar sobre dor e drogas e Jimmy (baterista Jimmy Chamberlain), o Big Muff é tão importante quanto” – Billy Corgan em uma entrevista para a Netphoria em 2005
Para mim, o Electro-Harmonix Big Muff produz o som VROOOM de super ganho definitivo.” – Billy Corgan de seu artigo na Guitar World de junho de 2011
As informações desse texto foram coletadas diretamente da bíblia do Big Muff – Kit Rae. Procure conhecer!