O Salão Nacional de Artes sobre Papel e a Moinho Brasil visam promover, incentivar e divulgar a produção de expressões artísticas sobre o papel, relacionadas às categorias de aquarela, arte digital, colagem, desenho ,escultura , fotografia, gravura, pintura e técnica mista, de artistas que atuam na área.












Premiação

Os premiados receberão kits de papéis artesanais da Moinho Brasil.
Prêmio 1º Lugar:

UM CADERNO MOSTEIRO COM CAPA DE PARATY MIRIM
UM JOGO KIT ARTE EM A3 E A4 ( 1 KIT ARTE PARA DESENHO QUE COMPÕE
UM KIT ARTE PARA PASTEL ÓLEO COM 12 FOLHAS DE PAPEL MACARÉU 50% ALGODÃO
UM KIT ARTE 12 FOLHAS, SENDO TRÊS DE CADA TIPO - CHUÍ , OIAPOQUE e CEARÁ - PARA PINTURAS EM PASTEL SECO , CARVÃO E CANETAS.



Prêmio 2º Lugar:

UM CADERNO MOSTEIRO
UM JOGO DE KITS DE ARTE A4.

Prêmio 3º Lugar:

UM CADERNO MB MÉDIO
UM JOGO DE KITS DE ARTE A5 COMPLETO.

Prêmio 4º Lugar:

5 KITS MIX ARTE A4
UM JOGO DE CADERNOS A5
1 JOGO DE CADERNINHOS COM APARA DE MAMÃO.

Prêmio Voto Popular:

1 CADERNO MOSTEIRO
1 KIT ARTE PARA DESENHO
1 KIT JOGO CADERNINHO APARA MAMÃO
1 KIT ARTE PARA PASTEL

Prêmio Menção Honrosa:

3 KITS MIX.










SELEÇÃO

Conheça os membros da comissão de seleção
FÁTIMA LOURENÇO

FÁTIMA LOURENÇO

Formação acadêmica: Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura - Universidade Mackenzie. Pós-graduação em Artes Plásticas: Pintura em Aquarela - Faculdade Santa Marcelina. Educação Artística com Especialização em Desenho Geométrico - Faculdade Santa Marcelina.

Desenvolvimento profissional: Atua na área artística realizando trabalhos de pintura em aquarela, desenho e gravura. Participa de exposições de arte no Brasil e no exterior, recebendo premiações nos segmentos de pintura e gravura. É componente do júri de diversos salões de arte. Vive e trabalha em São Paulo.

OSCAR D'AMBROSIO

OSCAR D'AMBROSIO

Graduação em Jornalismo pela ECA-USP (1986), graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras e Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), especialização em Literatura Dramática pela ECA-USP (1989), mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2004) e doutorado (2013) e pós-doutorando (2019) no Programa de Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor de diversos livros na área de arte naif e arte contemporânea. Tem experiência na área de Comunicação, curadoria e autor de textos para catálogos e apresentações de diversos artistas plásticos contemporâneos. Foi diretor de redação da Revista Unesp Ciência de maio de 2016 a maio de 2018 e responsável pelo programa diário de rádio Perfil Literário, que entrevistou 3 mil escritores e artistas plásticos, para a Rádio Unesp FM de janeiro de 2009 a maio de 2018. É Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


PAULO SAYEG

PAULO SAYEG

Paulo Eduardo Sayeg (São Paulo, São Paulo, 1960). Desenhista, pintor, programador visual. Na adolescência, aprende litografia com seu tio, o pintor e ilustrador Alberto Garutti. Recebe prêmio de melhor desenhista da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, em 1987. Em 1995, começa a trabalhar como diretor de arte da Revista E, publicada mensalmente pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo – Sesc

Trabalhou em todas as áreas onde pudesse exercitar sua vocação: publicidade, ilustração, desenho animado, cartazes, programação visual. Desde os quinze anos, executava também alguns desenhos rápidos, exorcistas, intrincados, relacionados com a informação visual que encontrava a seu redor e que incluía a escrita e os arabescos dos missais ortodoxo-mesquitas da família. Paulo Sayeg, conceituado desenhista e pintor de São Paulo com muitos trabalhos em exposições, salões de arte nacionais e internacionais, livros de arte publicados e bem recebidos pela crítica especializada .


SUZANA MEYER CASTILHO GARCI

SUZANA MEYER CASTILHO GARCIA

Nascida em São Paulo-SP Brasil. Formada na FEI – Faculdade de Engenharia Industrial – SP . Formada em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Arte. Cursou História da Arte no Masp .Pós-Graduação e especialização em Restauro de Pintura, Documentos, Fotografias , Obras Raras e Obras de Arte sobre Papel no Centro Técnico Templo da Arte, em São Paulo. Curso de Especialização em Iconografia religiosa pela Pontifícia Universidade Católica de SP. Artista membro da Associação Internacional de Artistas Plásticos da Unesco . Perita em avaliação de acervos de obras de arte por metodologia de ensaios não-destrutivos. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista UNIP . Realizou várias exposições individuais, sendo premiada em diversos Salões nacionais e internacionais.

Participou como Curadora em vários salões de arte. Atua como membro do Júri no Clube Paineiras do Morumbi e das exposições beneficentes Casa de Apoio da Granja Viana .








Realização

A Moinho Brasil iniciou suas atividades em 1985. A premissa da Moinho Brasil é produzir a partir de resíduos gerados pelo consumo de papéis e reciclagem de resíduos agrícolas obtendo assim, as mais diversas fibras para a confecção de papéis artesanais. Desenvolve uma metodologia para a produção de papéis em escala, sendo a Moinho Brasil pioneira nesta proposta dentro do país. O trabalho é fruto de longos anos de pesquisa, experimentações e desenvolvimento.

Rita Caruzzo com formação em artes, fez cursos de história da arte, fotografia e restauração. Com mais de 20 anos de experiência, ministra cursos de pintura em seu ateliê, participou de vários salões e exposições de artes no Brasil e exterior. Hoje faz a curadoria de artistas para a Moinho Brasil.

Com expertise de mais de 30 anos em eventos culturais e corporativos de qualquer porte e formato, buscamos a satisfação em forma de alegria e sorrisos, realizando sonhos e experiências extraordinárias e inovadoras. Reinventando e acreditando, usamos a tecnologia a favor da criatividade em busca de eventos únicos e inesquecíveis.